quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Recadinho de nossa orientadora nacional

A participação da Orientadora no acampamento de MR

Este texto foi escrito em 2010, achei muito interessante o que a Celina disse.
Se cada orientadora que for ao Acampamento participar assim, vai ser muito bom.


"Sempre que volto de um acampamento de MR penso em escrever sobre este assunto, mas o tempo passa e só vou me lembrar disso quando volto de outro acampamento. 
Recentemente, não participei de nenhum acampamento estadual. Portanto, meu texto não tem endereço certo. Ou melhor, ele se destina a todas as orientadoras, sem exceção. 
A participação de uma orientadora num acampamento de MR precisa ser relevante. Do contrário, torna-se desnecessária. E, quando isso ocorre, ela ocupa uma vaga que poderia ter sido ocupada por uma mensageira. 
A participação da orientadora no acampamento só se justifica quando ela se dispõe a cooperar,assumindo, pelo menos, sua responsabilidade pelo grupo de meninas que leva ao acampamento. Para tanto, ela precisa: 
1. Cuidar da disciplina do seu grupo no horário de silêncio ao término da programação. A orientadora deve ser a última a se deitar para dormir, e não muito tempo após o horário estipulado para isso. 
2. Conduzir todas as suas mensageiras a todas as atividades da programação: reuniões em conjunto, estudos em grupos de interesse oficinas ou qualquer outra atividade.
3. Sentar-se entre suas MR (não na ponta do banco) nas reuniões cuidar de sua disciplina. 4. Não fazer coro com suas mensageiras caso elas tenham alguma reclamação contra a equipe do acampamento. 
Educar implica impor disciplina, ainda que tenhamos de assumir uma postura contrária a certas correntes educacionais que são pregadas hoje. Afinal, estamos empenhadas na formação de vidas comprometidas com o reino de Deus."


Celina Veronese



Nenhum comentário:

Postar um comentário